domingo, outubro 13, 2013

ATENÇÃO !!!!!!! PROFISSÃO DE SOCIOEDUCADOR É RECONHECIDA.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO DIZ que agora podemos ter nossa profissão registrada e regulamentada em todo o território nacional, uma grande vitória para toda nossa categoria, leiam com muita atenção:
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio de sua pagina na internet, divulgou o reconhecimento da profissão de socioeducador, que agora consta na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). De acordo com o texto, os socioeducadores podem receber os seguintes títulos: agente de apoio socioeducativo, agente de segurança socioeducativa, agente educacional e atendente de reintegração social.
Segundo a nova lei, os socioeducadores buscam garantir atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal e social e a adolescentes em conflito com a lei. Além disso, procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as, identificando suas necessidades e demandas e desenvolvendo atividades e tratamento. O SINTASE  há exatos trës anos vem lutando e intensificando seus trabalhos por meio de entidades parceiras e que possuem grande prestigio politico no cenário nacional. Os tramites pautados pela necessidade de reconhecimento da função do profissional em segurança sócioeducativa e os meios necessários para faze-lo fizeram com que boa parte das mobilizações dos sindicatos que representam suas categorias a niveis estaduais impulsionassem ainda mais a busca pela formalização da atividade e pela legalização da profissão de socioeducador, e este reconhecimento é importante para que possamos conquistar novos avanços, como a profissionalização e o desenvolvimento de cursos de formação. A Unidade estabelecida com outras entidades, e ainda, a forte presença da Força Sindical em brasilia impulsionaram todo o processo de conquistas. Segundo o presidente do sindicato, Betho Calixto, ás vitórias e as batalhas travadas pela categoria tem alcançado bons resultados e isso se deve a presença em massa dos agentes nas mobilizações convocadas pelo sindicato da categoria e enfatiza " Só há mudança, após a luta. Governo nenhum dá nada de graça a ninguém, sem mobilização não existe vitória, se o quadro de trabalho dos agentes socioeducativos tem mudado nos ultimos anos, é graças á participação destes combatentes nos atos proclamados pelo  sindicato, eles são merecedores de tudo isso que vem acontecendo. Mais vitórias surgirão nos próximos dias e estaremos apresentando á imprensa local os ganhos auferidos pelos profissionais" conclui Calixto
Veja o Quadro Demonstrativo das profissões do Cadastro Brasileiro de Ocupações.
reconhecimento
Características de Trabalho

Condições gerais de exercício
O trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.


Formação e experiência
O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5. 598/2005.
fonte2:          LINK
Logotipo do Ministério do Trabalho e Emprego. Clique para retornar ao início do portal.


12 comentários:

  1. Agora temos que lutar por um piso salarial digno, e um pró labore para quem trabalha na medida socioeducativa de internação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo companheiro e digo que já encaminhei alguns documentos para Brasília em mão a alguns deputados, agora nos resta fazer com que eles nos retornem o mais rápido possível

      Excluir
  2. É isso que precisa ser feito. Procurar os órgãos certos, órgãos que atuam com imparcialidade, não presos ou vinculados por quaisquer razões que sejam ao patronato. Como dizia os nossos antepassados: -Vá direto ao pé do toco! Uma árvorre só fica em pé por causa das raizes!. Caro Leandro, como você está a par dessa nova "vitória" por favor, divulgar detalhes dessa nova realidade é de importância fundamental. O que quero dizer é o seguinte: -Com esse reconhecimento pelo MTE, o que muda para melhor no caso dos Servidores Agentes de Apoiosocioeducativo da Fundação Casa? Em relação a um piso salarial decente? Em relação a possibilidade de termos um sindicato exclusivo para nossa classe? Em fim, essa é uma noticia que precisa ser amplamente divulgada com os detalhes pertinentes à mesma para que os Servidores percam o medo de lutar em prol dos seus direitos trabalhistas. É uma noticia muito boa, mas se ficar somente entre meia duzia de pessoas, as coisas não vão evoluir como podem e deve acontecer. Espero sinceramente que mais detalhes sobre essa nova realidade sejam divulgados a fim de esclarecer e animar os Servidores da Fundação. Em relação a "incomodar" os deputados em Brasilia, tenho certeza de que este é o caminho certo e se preciso for, façamos abaixo assinados e tudo mais que for preciso para mudarmos para melhor nossa realidade como Profissionais. E lembrando, TEMOS DE LUTAR PARA ACABAR COM OS PRECATÓRIOS, OK? Estamos aguardando,novas notícias. Valeu!.

    ResponderExcluir
  3. Pelo amor de DEUS, tente nos ajudar, somos de Pernambuco e fizemos provas escritas tudo certo como concurso público, mas foi seleção simplificada e não somos efetivo, porém, só fica até 6 anos e rua com uma mão na frente e outra atrás. E nosso salário é apenas 1000.00 e com descontos ficamos com 910.00. Eu trabalho na FUNASE e meu plantão é noturno das 19:00 às 07:00, e não ganhamos adicional noturno, risco de vida e etc.. Amigo você pode mim dá uma posição em que podemos fazer, pois quando o nosso presidente sabe de algo que vamos fazer para melhorias da nossa categoria ele diz que vai colocar todos pra fora e sempre fica nessa, precisamos de ajuda e mostrar a eles sobre algo que eu acho que isso com nós é ilegal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro companheiro, isso é totalmente ilegal e aconselho todos ai procurarem o ministério público e denunciar e se tiverem um corporativo devem fazer uma paralização em massa e pleitear a presença do ministério público dizendo que não recebem adicional noturno e nem gratificação especial por risco, isso é um absurdo, elaborem documentos e me enviem por favor vou enviar direto para Brasília ok, nos documentos deverão colocar todas as irregularidades e os assédios que sofrem aí.
      envie por e-mail, assim será mais seguro---- gestordeseguranca@r7.com

      estarei aguardando abraços e estaremos juntos nessa luta.

      Excluir
    2. OK Leandro Andretta, Farei isso assim que providenciar tudo! Obrigado!

      Excluir
  4. sou agente socioeducativo de Pernambuco,do case Caruaru,e concordo com o amigo Sergio hilton,e além disso, no contrato diz que a gente tem direito a VALE TRANSPORTE,e eles não dão,só dar um auxilio no valor de 151,00 Reais.somos de varias cidades e a maioria gasta em média 400,00 Reais.O que o amigo poder fazer para nos ajudar desde já agradecemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro te peço que faça o mesmo que passei para o companheiro Sergio Hilton e me envie ok?
      isso é totalmente ilegal e aconselho todos ai procurarem o ministério público e denunciar e se tiverem um corporativo devem fazer uma paralização em massa e pleitear a presença do ministério público dizendo que não recebem adicional noturno e nem gratificação especial por risco, isso é um absurdo, elaborem documentos e me enviem por favor vou enviar direto para Brasília ok, nos documentos deverão colocar todas as irregularidades e os assédios que sofrem aí.
      envie por e-mail, assim será mais seguro---- gestordeseguranca@r7.com

      Excluir
  5. Sou agente socioeducativo case Abreu e lima- PE, realmente juntos somos fortes, temos que ser valorizados, estamos em contato direto com adolescentes infratores, fazendo escoltas, custódia e etc., n recebemos risco de vida, nem adicional noturno, já aconteceu fato de adolescentes ser resgatados, e o agente não morrer pela misericórdia divina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo e companheiro de profissão junte laudos faça relatos anexe documento assinados por servidores que comprove essas denúncias e me envie, estarei encaminhando direto para Brasília e daremos início a um novo tempo para nossa categoria ok?
      envie por e-mail, assim será mais seguro---- gestordeseguranca@r7.com

      Excluir
  6. Essa regulamentação é a genérica q. te falei no congresso, Leandro, não é um reconhecimento profissional que pretendemos buscar, pois deste depende alguns requisitos, como formação específica. Exemplo, aí ele não dimensiona uma formação, dá a entender que "qualquer um" pode fazer. O q. eu falo é outra coisa, é profissão com regulamentação, curso específico e Piso Nacional. Darlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Darlene, eu nunca disse que essa regulamentação é a ideal ou efetiva, mas não deixa de ser um começo , agora teremos que nos manifestar nível nacional para uma adequação deste projeto e para pleitearmos um piso salarial nacional para toda nossa categoria, entende ?

      Excluir

Deixe aqui seu comentário.