09/11/2016

A SOCIOEDUCAÇÃO NA INSTITUIÇÃO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM SÃO PAULO EXISTEM, OU É SÓ PARA INGLÊS VER ?

SOCIOEDUCAÇÃO: ORIGEM, SIGNIFICADO E IMPLICAÇÕES PARA O ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO

Cynthia Bisinoto Evangelista Oliveira, Olga Brigitte Oliva, Juliana Arraes, Carolina Yoshii Galli, Gustavo Amorim, Luana Alves Souza

Resumo


A noção de socioeducação surgiu no Estatuto da Criança e do Adolescente quando da implementação das medidas socioeducativas, representando importante conquista na atenção e intervenção com adolescentes autores de atos infracionais. Contudo, apesar de representar um avanço, o estatuto pouco esclareceu sobre a concepção de socioeducação que pudesse subsidiar intervenções efetivamente promotoras do desenvolvimento dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Buscando superar a fragilidade e imprecisão do que se entende por socioeducação, o presente artigo apresenta e discute elementos conceituais e teóricos relativos à socioeducação e às práticas socioeducativas, almejando contribuir para conferir maior clareza e intencionalidade às práticas profissionais daqueles que trabalham diariamente com adolescentes em medida socioeducativa. Partindo da concepção de educação social, a socioeducação é um conjunto articulado de programas, serviços e ações desenvolvidos a partir da articulação entre práticas educativas, demandas sociais e direitos humanos com o objetivo de mobilizar nos jovens novos posicionamentos sem, contudo, romper com as regras éticas e sociais vigentes. Desdobra-se desse entendimento que, além do processo judicial, a medida socioeducativa contempla ações articuladas e em rede que por meio de ações pedagógicas e intencionais têm o potencial de oportunizar a ressignificação das trajetórias infratoras e a construção de novos projetos de vida. Aos gestores e profissionais responsáveis pela execução do atendimento socioeducativo compete problematizar os significados cristalizados e reducionistas, de maneira a considerar o cometimento de atos infracionais como fenômeno complexo e multideterminado sobre o quais ações socioeducativas de cunho crítico e emancipatório podem gerar rupturas transformadoras.

Palavras-chave


Educação; medidas socioeducativas; políticas públicas.
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Vejam o que a Fundação CASA do Estado de São Paulo Construiu:(Porém não funciona).

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO CASA.

Todos os centros socioeducativos da Fundação CASA pautam o atendimento por meio do plano político-pedagógico, também conhecido pela sigla PPP. Anualmente, cada um dos centros socioeducativos da instituição – sejam eles de atendimento inicial, internação ou de semiliberdade – fazem a revisão do PPP, com a participação de todos os funcionários.

O PPP é o que vai determinar, a partir de um diagnóstico da realidade do centro, qual será o modelo de atenção e o referencial teórico de trabalho.

Ele também é o ponto de partida de todo o planejamento estratégico da Fundação CASA. Isso porque, depois de discutido no centro, o PPP serve de base para que cada uma das 11 Divisões Regionais da Fundação CASA façam seu planejamento estratégico localizado. E, de maneira ascendente, todas as regionais, a partir dos seus PPPs, participam do planejamento da Fundação como um todo.




Como se constrói um PPP
Abaixo, segue um roteiro seguido pela equipe multiprofissional de cada centro socioeducativo da Fundação CASA para construir seu PPP. 

Os centros de atendimentos da Fundação CASA devem, anualmente, elaborar seu plano político pedagógico e este deverá compor o corpo do planejamento da Divisão Regional. O plano deve ser discutido por toda a equipe do centro, sob a coordenação do diretor e orientação da encarregada Técnica da Divisão Regional/Assistente de Direção.

O Plano deve conter o diagnóstico de realidade, o modelo de atenção e seu referencial teórico.



I - O diagnóstico de realidade deve considerar:

1 – Objetivo do Centro, dentro da missão da Fundação

2 – Perfil de Atendimento do Centro:
  • Capacidade instalada em Portaria;
  • Capacidade física;
  • Caracterização no cumprimento da medida (primeira internação, duas internações, múltiplas internações);
  • Faixa etária;
  • Caracterização do centro (descrição física e modelo arquitetônico);
  • Caracterização do município sede do centro;
  • Caracterização do corpo funcional contemplado:
a. Funcionário, cargo, função, formação;
b. Afastados;
c. Readaptados.

3 – Perfil dos adolescentes atendidos:
  • Perfil dos adolescentes e de suas famílias;
  • Caracterização da região de moradia do adolescente;
  • Oferta profissional, na região de moradia do adolescente;
  • Levantamento da rede socioassistencial para atendimento das famílias e adolescentes.

II - Modelo de atenção e referencial teórico

O modelo de atenção deve ser colocado de forma a dar respostas aos achados do diagnóstico de realidade do centro socioeducativo. A oferta de serviços na área de saúde, pedagógica e segurança e disciplina devem contemplar a caracterização do centro e seu objetivo, tendo como foco o atendimento ao adolescente e à família. Neste sentido, os recursos humanos e os recursos e subsídios com os quais o centro pode contar tornam-se meios e estratégias para a realização do atendimento socioeducativo.

No plano político-pedagógico, a definição e a adoção de um modelo de atenção são as bases para o estabelecimento de ações que deem as respostas às necessidades detectadas no diagnóstico de realidade do CASA.

O centro não é um ente estático e imutável. Muito pelo contrário, é dinâmico, performático e muitas vezes inadequado ao modelo de atenção despersonificado. O centro é dinâmico porque seu objeto de atenção é dinâmico e mutável, os adolescentes são passíveis de performances muitas vezes não conhecidas e não percebidas, o que torna a atenção alvo de revisita constante.
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Comentário de :Leandro Andretta.


As unidades de atendimento do maior estado da união deveriam ser assim:
                                                                  Imagem extraída do Google
Imagem extraída do Google

Porém, devido sua má gestão, por sua incapacidade e ineficácia de políticas públicas e por serem contraditórios a seus próprios planejamentos, infelizmente são assim:
                                                                   Imagem Extraída do Google
Imagem Extraída do Google


E os servidores ficam assim:(Reféns, verdadeiras vítimas deste sistema falido e abandonado).



Imagens Extraídas do Google

Isso quando não terminam assim:(E sem qualquer apoio ou acompanhamento prestado a família). Francisco Calixto foi cruelmente assassinado em seu horário de trabalho dentro do centro de atendimento CASA Marília, o servidor dizia que acreditava em que um dia o sistema iria funcionar como se deve, tinha 15 anos de serviços exemplarmente prestados, conforme reportagem do Diário de Marília o servidor foi mais uma vitima da omissão da atual gestão da instituição vejam: http://www.diariodemarilia.com.br/mobile/noticia/148730/diario-recebe-denuncia-sobre-motivos-da-rebeliao-e-morte-na-fundacao-casa

Imagens Extraídas do Google


Ao mesmo tempo que a instituição quer ensinar como se constrói um PPP, dizendo que o diagnóstico da realidade deve ser considerado que os objetivos dos centros de atendimento devem estar dentro da missão da Fundação CASA já cai tudo por terra, pois todos nós cidadãos comuns ou servidores sabemos que nenhum centro de atendimento atendem os perfis acima exigido por seu plano, diariamente podemos ver e presenciar servidores denunciando as diversas atrocidades que a Gestão da instituição faz com eles deixando-os com um corporativo funcional altamente defasado, com uma superlotação de internos de múltiplas passagens, de faixa etárias diversas, de municípios distantes e principalmente de diversos graus de riscos, dificultando o trabalho dos servidores e colocando em risco eminente as vidas tanto dos internos quanto dos próprios servidores. Já quanto ao suposto modelo de atenção e referencial teórico segundo os servidores também não passa de balela dita e escrita pela atual gestão da instituição.

E agora, o que acha, será que existe socioeducação no estado mais rico da união ou é só para Inglês ver ?

Assinado: Leandro Andretta.

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