quinta-feira, novembro 29, 2012

"Falta de vagas na Fundação CASA resulta na liberação de adolescente suspeito de atirar em bombeiro...".

Falta de vagas na Fundação Casa resulta na liberação de menor que atirou em bombeiro

A falta de vagas na Fundação Casa, segundo informações apuradas pela reportagem, foi um fator determinante para a liberação do menor acusado de atirar contra um bombeiro civil, quando ele chegava à sua residência, no Parque Albina, em Taboão da Serra na última quinta-feira, dia 22. O menor infrator foi solto na noite de segunda (26), quatro dias depois de ser preso.
A notícia causou revolta à vítima e mobilizou a grande imprensa em frente à Delegacia central da cidade, onde o menor estava detido. O bombeiro levou um tiro em seu braço, mesmo depois de dizer, que não era policial militar, apesar de sua farda cinza.
O acusado foi detido, na Avenida Laurita Ortega Mari, após perseguição e capotamento de veículo. Ele foi reconhecido pelo bombeiro como autor dos disparos. Os outros acusados, que estavam na motocicleta conseguiram fugir – relembre a ação dos criminosos emhttp://www.jornalnanet.com.br/noticias/5927/bombeiro-civil-e-baleado-por-criminosos-em-taboao-da-serra.

fonte: http://www.jornalnanet.com.br/noticias/5927/bombeiro-civil-e-baleado-por-criminosos-em-taboao-da-serra

Menor que atirou em bombeiro é liberado

O menor acusado de balear um bombeiro em Taboão da Serra foi liberado na última segunda-feira, dia 26. O motivo foi a falta de vaga na Fundação Casa.
A vítima, que foi que foi confundido com um Policial Militar, por isso sofreu o ataque, entrou em contato com os responsáveis pelo caso e, quando ficou sabendo que o menor havia sido liberado, ficou revoltado com a notícia.
O caso aconteceu na última quinta-feira, dia 22. Por volta das 06h15 da manhã o bombeiro foi abordado por dois indivíduos que estavam em uma moto, na garagem de sua casa.
Um deles, menor de idade, que estava na garupa da moto, desceu e foi de em direção ao bombeiro, que estava fardado, e disse “é você mesmo... Vai ele mesmo” e efetuou quatro disparos.
Apenas um tiro atingiu o braço direito do bombeiro. Prevendo o ataque, a vítima tentou se defender dizendo que não era policial, porém o acusado não deu importância. “Não tem essa, é você mesmo”, disse o atirador.
O caso foi registrado na Delegacia Central de Taboão da Serra.

fonte: http://www.otaboanense.com.br/noticia/8495/menor-que-atirou-em-bombeiro-%C3%A9-liberado/

Maconha e carregador de celular são arremessados na Fundação Casa
Da Redação JCNet

Mais de 20 porções de maconha e outros objetos foram encontrados nas dependências da Fundação Casa de Bauru, na tarde de segunda-feira (26). Segundo a polícia, drogas e objetos para celular foram arremessados para dentro da instituição.
De acordo com informações apuradas junto ao boletim de ocorrência, por volta de 17h, um vigilante informou para um agente penitenciário que havia visto uma pequena sacola plástica sobre os muros da instituição.
Na averiguação, o funcionário constatou que o pacote continha cerca de 24 porções de maconha, um isqueiro, um carregador e bateria de celular. Uma busca foi feita nas dependências do local, porém, ninguém foi responsabilizado.
Em nota, a assessoria de comunicação da Fundação Casa afirma que os objetos foram arremessados para dentro do centro socioeducativo e, após a apreensão dos produtos, um boletim de ocorrência foi elaborado. O caso será investigado. 

fonte: http://www.jcnet.com.br/Policia/2012/11/maconha-e-carregador-de-celular-sao-arremessados-na-fundacao-casa.html

Semiliberdade irá funcionar em 20 dias
Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC

Vara de Infância e Juventude do MP (Ministério Público) determinou que a unidade de semiliberdade da Fundação Casa de São Bernardo esteja em funcionamento em até 20 dias. A entidade afirma que cumprirá o prazo, mas o proprietário do imóvel alugado no Jardim do Mar não desistiu de rescindir o contrato.
Para tanto, nomeou por meio de procuração o vereador eleito Pery Cartola (PPS) como responsável por continuar as negociações com a Fundação Casa. Segundo Cartola, o proprietário do local, que não quer se identificar, entregou-lhe cópia do acordo com a entidade e a procuração para que possa rescindir o vínculo existente. "Os advogados apuraram que não há multa, o que facilita o processo de rompimento. Estou analisando o que vamos fazer a partir de agora", disse.
O vereador afirmou que o contrato está assinado há três meses e tem validade de um ano. A princípio, seria necessário pagamento de 90 dias de aluguel para romper o acordo, conforme a legislação. O valor é de cerca de R$ 9.000 mensais. Por estar em bairro de alto padrão aquisitivo e contar com piscina, churrasqueira e até uma cascata decorativa, segundo os vizinhos, os gastos com infraestrutura chegariam a R$ 25 mil mensais.
"Não vejo como desenvolver nenhuma habilidade com os internos em um local assim. Não passa nem ônibus na rua", disse Cartola.
André Alcântara, assessor jurídico e coordenador do Cedeca (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente) da Fundação Criança, também avalia as dificuldades de adaptação dos menores. "Pode ser um choque de realidade para o adolescente ir morar em um lugar onde não está familiarizado. Talvez fosse mais cômodo ou fácil para a Fundação achar uma casa por lá."
O Diário revelou no dia 15 que os vizinhos da futura unidade de semiliberdade não queriam a instalação e organizaram abaixo-assinado enviado aos órgãos públicos. A meta era chegar a 3.000 pessoas, mas pouco mais de 1.500 assinaram. No entanto, desde que o imóvel foi alugado, jamais entrou em funcionamento.
Cerca de 20 jovens dormiriam no local após passar o dia exercendo atividades como estudar ou trabalhar. Há apenas uma unidade desse modelo na região, em Diadema (leia abaixo).
Em nota, a Fundação Casa se limitou a dizer que cumprirá a determinação e irá liberar a casa para uso dos internos no prazo estabelecido pelo MP.
"A gente não pode mais ter a visão de que o adolescente tem que ficar longe", disse Alcântara. "A sociedade tem que ter noção do problema e sugerir mudanças para o quadro, sempre pensando que o melhor é ele interagir com todos."
No Grande ABC, só Diadema tem mesmo modelo de unidade
Diadema é a única cidade do Grande ABC que conta com unidade para internos da Fundação Casa em situação de semiliberdade. Santo André e Mauá já contaram com órgãos semelhantes, que foram desativados.
Em 2007, residência no bairro andreense do Pinheirinho, chamada de Casa da Acolhida e mantida pela Prefeitura, abrigava 11 jovens em situação de risco encaminhados pelo promotor da Vara da Infância e Juventude. O local mudou de endereço após denúncias de depredação e ameaças sofridas pelos monitores.
É o juiz de menores quem decide qual o tipo de medida sócio-educativa que o jovem receberá, de acordo com a gravidade do ato infracional. O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) cita no texto a preferência pela semiliberdade.
"É importante o jovem aprender a conviver em sociedade. A medida de semiliberdade é uma ótima alternativa ao internato nas unidades da Fundação Casa, ao ostracismo do adolescente", disse André Alcântara.

fonte: http://www.dgabc.com.br/News/5996129/semiliberdade-ira-funcionar-em-20-dias.aspx