sexta-feira, outubro 26, 2012

Adolescentes internos da Fundação CASA votarão neste próximo domingo-2º turno de 2012


Mais de 600 adolescentes votam na Fundação Casa no segundo turno

Fonte : 

No próximo domingo, 643 jovens internados ou com domicílio eleitoral em 39 centros socioeducativos da Fundação Casa poderão votar no 2º turno das eleições municipais. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a participação de internados e presos dos Centros de Detenção Provisória (CDPs) no pleito, assim como aconteceu em 2010.

Ao todo, 32 urnas eletrônicas serão instaladas em oito municípios onde haverá segundo turno. Em Guarujá, 38 internos estão aptos a votar.

Os centros socioeducativos serão transformados em seções eleitorais, tendo, além da urna, os mesários indicados pelos respectivos cartórios pertencentes do Tribunal Regional Eleitoral de são Paulo (TRE-SP). Elas funcionarão das 8h às 17h.

De acordo com a presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella, é mais uma possibilidade de os jovens colaborarem diretamente na construção da sociedade. “É mostrar aos adolescentes que o voto é um exercício de cidadania e de consciência política”, analisa a presidente.

Inscritos

Até maio de 2012, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TER-SP), 3.877 adolescentes inscreveram o domicílio eleitoral no respectivo centro socioeducativo onde cumpria medida socioeducativa. Para os jovens de 16 e 17 anos, o voto é facultativo, sendo obrigatório apenas para os maiores de 18 anos.

Os adolescentes desinternados nesse período – e até à véspera do pleito – poderão retornar ao respectivo Casa onde estava internado para votar. Aqueles que não comparecerem e forem maiores de 18 anos, deverão justificar a ausência em qualquer ponto de votação de município distinto daquele em que foi inscrito.