11/12/2012

"Fundação CASA de Mauá/SP é investigada por cometer agressões e tortura psicológica...".

Fundação Casa de Mauá é investigada
Rafael Ribeiro
do Diário do Grande ABC

O GT (Grupo de Trabalho) Criança Prioridade 1, do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, e a Vara da Infância e Juventude de Mauá vão apurar denúncia levada por familiares de que pelo menos 14 dos 64 internos da Fundação Casa da cidade vem sofrendo agressões e tortura psicológica por parte de alguns monitores da instituição.
O caso teria ocorrido no dia 21 de novembro, quando, após princípio de rebelião, alguns monitores teriam sido agredidos. Oito funcionários e dois menores ficaram feridos. Como vingança, os líderes do motim teriam sido identificados e, desde então, sofreriam com agressões e ameaças.
"Eles (monitores) falam que vão colocar coisas no relatório e que, assim, os meninos não poderão sair, terão suas medidas socioeducativas prolongadas", disse um cinegrafista de 43 anos, morador do Jardim Itapeva e responsável legal por um menor de 17 que faria parte do grupo de perseguidos.
Boletim de ocorrência foi feito no 2º DP (Guapituba) da cidade. Mas o Conselho Tutelar local e a unidade andreense da Defensoria Pública do Estado encaminharam o material coletado, como fotos das escoriações dos menores e laudos médicos, ao GT e ao MP (Ministério Público).
Por meio da assessoria de imprensa do MP, a promotora Laurani Assis de Figueiredo, responsável por assuntos referentes à Fundação Casa mauaense, disse que foi instaurado procedimento na unidade para apurar brigas que ocorriam entre internos. Mas que o local seria considerado ‘exemplar' nas visitas que realiza a cada dois meses.
O tema será tratado pelo Consórcio em encontro no dia 14. Funcionários que não concordam com as agressões escreveram relatórios do que acontece na unidade e o grupo cobrará ações práticas da direção.
A Fundação Casa informou que a Corregedoria investiga as denúncias desde novembro e que a punição a funcionários envolvidos pode ser desde advertência até demissão, além de processo na Justiça.
Segundo o diretor-presidente da Fundação Criança e integrante do GT, Ariel de Castro Alves, a promessa não é vaga. "Em todas as denúncias que estamos levando, a Fundação Casa vem dando a resposta", disse. "Em um caso como esse, o esclarecimento precisa ser feito para evitar conflito ainda maior dentro da unidade."

Famílias querem processar instituição
Parte dos familiares dos 14 menores que estariam sendo agredidos e ameaçados na unidade de Mauá da Fundação Casa promete entrar com processo na Justiça contra a instituição.
O grupo vem se reunindo, fez abaixo-assinado para que as denúncias sejam, de fato, esclarecidas e lamenta que algumas mães estejam com medo de se expor.
"A maioria fica preocupada porque o clima está tenso e ninguém toma providências", disse um cinegrafista, responsável legal por um dos menores. "Se é para ele ficar lá apanhando, que a gente tome conta aqui."
Desde março a Defensoria vem relatando irregularidades na unidade de Mauá. O Diário chegou a relatar o uso de coturno com bico de aço por parte de alguns monitores.
Desta vez, os familiares querem a troca total de funcionários e direção da unidade. Esse será o pedido feito formalmente com o abaixo-assinado que será entregue ao Consórcio e à Vara da Infância e Juventude local. "Queremos que isso pare."

fonte: http://www.dgabc.com.br/News/5998419/fundacao-casa-de-maua-e-investigada.aspx

0 comentários:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

ADVOGADOS ESPECIALIZADOS EM AÇÕES TRABALHISTA, CÍVEL e PREVIDENCIÁRIO.

ADVOGADOS ESPECIALIZADOS EM AÇÕES TRABALHISTA, CÍVEL e PREVIDENCIÁRIO.
Faça valer os seus direitos, contrate um advogado Av: Celso Garcia,3976 sala 04 3° Andar,Tatuapé-CEP.03064-000 São Paulo-SP. Cel.-11-97441.7161.

FUNDAÇÃO NEWS

FUNDAÇÃO NEWS
Trazendo o conhecimento dos direitos de cidadania, denunciando as arbitrariedades políticas, lutando por justiça e melhor qualidade de vida aos cidadãos. Av: Celso Garcia,3976 sala 04 3° Andar,Tatuapé-CEP.03064-000 São Paulo-SP. Cel.-11-97441.7161

LA ANDRETTA

LA ANDRETTA
Não percam suas ações, contratem um perito judicial.

Espressione Publicidade

Espressione Publicidade
Publicidade, a alma do seu negócio, publique e vá além de sua imaginação,Soluções extraordinárias em publicidade "Não se esqueça, quem não aparece não é visto".

Conquista Saúde

Conquista Saúde
Atenção Baixada Santista e Região! SISTEMA INTEGRADO DE SAÚDE Com o Conquista você paga apenas quando usa e com valores que realmente cabem em seu bolso. O único Sistema de descontos com Internações, Pronto Socorro, Maternidade e UTI. ATENÇÃO vendedores(as), venham fazer parte desta história e seja você também um vencedor.

EMPREGOS PARA ESTUDANTES, VISITE NOSSA PÁGINA.

EMPREGOS PARA ESTUDANTES, VISITE NOSSA PÁGINA.
"A INTEGRAR TRABALHA POR VOCÊ", Avenida Celso Garcia, 3976-2º Andar-Tatuapé, São Paulo SP. Tel: (11) 2922-3866

Faculdade de medicina chinesa EBRAMEC

Faculdade de medicina chinesa EBRAMEC
A primeira Faculdade de São Paulo especializada em Medicina Chinesa.

Postagens Populares

 

Abaixo Assinado

Abaixo Assinado
Obrigatoriedade da Contratação do Gestor de Segurança nas Empresas Privadas

Sobre

Minha foto
Sou um dos poucos que ainda gostam de seres humanos e que os respeitam como humanos e não como aqueles que os veem como máquinas do sistema podre e hipócrita em que vivemos nos dias de hoje.

Seguidores